REMOVENDO AS RAÍZES DA DIVISÃO

17/09/2019

"Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos." 

(Provérbios 6:16-19).

REINO DIVIDIDO

Tagarela, esse é o nome "carinhoso" que se dá aquelas pessoas que falam demasiadamente, e geralmente estão falando mal da vida dos outros, você conhece alguém com este perfil? Esses são os principais instrumentos que satanás usa para separar amigos, semear discórdias e provocar divisões. O objetivo do inimigo é destruir a igreja; Antigamente ele fazia isso de fora para dentro, incitando a perseguição, hoje ele tenta fazer isso do lado de dentro, semeando competição, divisão, facção, fofoca, discórdia, calúnia, e toda sorte de maledicências, que Deus abomina. "Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá". Mateus 12:25


A REALIDADE DO REINO

Discórdias, dissensões e facções, fazem parte das obras da carne e aqueles que praticam tais coisas não herdarão o reino do céu. A advertência de Paulo em Gálatas 5:19-21 é clara. Deus não aceita o espírito divisor que domina tantas pessoas "religiosas" nos dias de hoje. Estes pecados correm diretamente contra a oração de Jesus e a verdadeira natureza de Deus. "E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um". João 17:20-22


FILHOS DA CONVERGÊNCIA

Devemos abraçar a diversidade, mas não a divergência. Os filhos de Deus trabalham pela convergência, são pacificadores, promotores de paz, porque estão alinhados com a cultura do reino, governados pelo Espirito de reconciliação, sua voz é um instrumento de união, cooperação, harmonização e convergência. Não é uma pessoa desagregadora mas sim catalizadora, porque transforma os ambientes outrora marcados pelo separatismo em ambientes movidos pela concordância. "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus." (Mateus 5:9).

CUIDADO COM OS DESAGREGADORES

Quem provoca divisão na igreja deve ser severamente advertido, porque, seja por ignorância, imaturidade, ou egoísmo, está trabalhando contra o propósito de Deus e sofrerá as consequências pelo seu pecado. "Quanto àquele que provoca divisões, adverte-o uma primeira e, ainda, uma segunda vez. Depois disso, rejeita-o. Tu sabes que tal pessoa está pervertida, vive na prática do pecado, e por si mesma já está condenada." Tito 3:10


A BENÇÃO DA UNIDADE

A unidade é a realidade do céu e um dos princípios mais poderosos para o avanço do Reino de Deus. Juntos somos mais fortes, juntos somos melhores, juntos vamos mais longe. "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre." Salmos 133:1-3


O PODER DA CONCORDÂNCIA

A febre é um indicativo do corpo de que algo não está bem, assim também a discórdia, o isolamento e a independência crônica é um sinal de que sua saúde emocional e espiritual está ficando abalada. Ninguém irá muito longe se estiver só. Uma brasa fora do braseiro, logo se apagará. Um exército, uma nação, um time de futebol, uma família, uma empresa, uma orquestra, uma igreja só cumprirá o seu propósito caminhando em unidade. Que se levantem os verdadeiros filhos de Deus, promovendo comunhão e arrancando as raízes que nos separam, para que a glória do Reino se manifeste. "Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus." Mateus 18:18 e 19


COMPARTILHAMENTO E REFLEXÃO:

1) Na sua opinião, porque a divisão, facção e dissenção estão relacionadas as obras da carne?

2) A bíblia diz que Deus abomina aqueles que promovem divisão entre irmãos. O que significa abominação?

3) Quais são os efeitos ou resultados na realidade de um povo que ama e pratica a unidade?

4) Quais atitudes devemos abraçar e quais atitudes devemos renunciar para que a atmosfera da unidade se manifeste em nossa esfera de influência?



Devocional - Apóstolo Carlos Palácio